quarta-feira, 15 de março de 2017

Kit básico de maquiagem

Oiê!
Já me perguntaram diversas vezes por onde começar a montar um kit básico de maquiagem. Se você olhar os tutoriais mais atuais, são milhares de produtos, pinceis, acessórios...Essas maquiagens muito elaboradas acabam desanimando quem quer começar. Montei uma lista de itens básicos para uma prima e achei que valia a pena compartilhar. 

Comecei a fazer maquiagens melhores usando pinceis melhores (e sem gastar muito)! Já contei isso em algum post antigo. Meus primeiros pincéis bons foram os da Macrilan, gostei tanto que acabei só comprando da marca (Macrilan, me patrocina!) por um bom tempo. A prova de que eles são meus favoritos é que eles sempre aparecem nos tutoriais – pode conferir!

Para a preparação da pele, eu recomendo:
- Kabuki Reto: É aquele pincem bem cheio e com a base reta, é perfeito para espalhar a base e esfumar. Uso com movimentos circulares e dá um acabamento lindo e natural na pele.
Sugestão: Eco-8 da Macrilan.

- Esponja em forma de gota: Nos últimos anos esse tipo de esponja ganhou destaque. Normalmente são esponjas de látex bem macias e servem para aplicar a base e o corretivo (produtos líquidos e cremosos no geral) com batidinhas. Dá um pouco mais de cobertura e a esponja deve estar molhada para não absorver a base/corretivo.
Sugestão: Tem a da Ricca e a da Belliz – o meu é de uma marca qualquer, mas comprei fora.

- Kabuki cônico pequeno: Esse modelo é menor e tem a ponta cônica, mas é tão denso quanto um kabuki reto. É o meu favorito para aplicar o corretivo, ele encaixa bem abaixo dos olhos. Lembrando que o corretivo deve ser aplicado com batidinhas, mesmo com o pincel. Também uso ele para selar o corretivo com o pó, é bem prático.
Sugestão: DR-3 da Macrilan.

- Língua de gato: Esse é o pincel tradicional de corretivo e sua versão maior serve para passar base (não curto porque acho que demora muito e marca as cerdas). É bom para aplicar o corretivo com batidinhas, é durinho e preciso. Também é bom para fazer correções do delineado e do batom escuro. Confesso que uso pouquíssimo.
Sugestão: W-106 da Macrilan.

*Dá para usar os dedos para passar base e corretivo? Sim! Mas eu acho que faz muita meleca e o acabamento fica mais grosso. Para quem tem pele oleosa não é recomendado porque pode aumentar a oleosidade.*

- Pincel gordinho: São bem grandes e macios, perfeitos para aplicar o pó e esfumar, ajuda a não deixar o visual pesado.
Sugestão: B-101 da Macrilan.

- Pincel gordinho chanfrado: Esse tipo de pincel é menor do que o de pó e o corte chanfrado facilita para fazer o contorno. Serve para aplicar bronzer, blush e iluminador. Da para ter um pincel para os três produtos? Dá, mas saiba que o ideal é ter um para cada produto, ou pelo menos um exclusivo para o iluminador. Outra opção é usar um pincel gordinho menor.
Sugestão: Eco-2 da Macrilan. 

Para fazer um olhão:
- Pincel de esponjinha: Gosto muito dos de látex, são baratos e práticos. Eles servem para aplicar a sombra na pálpebra. Pode aplicar espalhando ou com batidinhas, sendo que do segundo jeito a sombra fica mais pigmentada.
Sugestão: Qualquer marca, mas a esponja deve ser de látex.

- Pincel achatado pequeno firme (1): É um pouco mais gordinho do que o língua de gato e tem a mesma função do pincel de esponjinha. Acho mais fácil de higienizar e é mais difícil de perder.
Sugestão: Eco-4 da Macrilan.

- Pincel gordinho para esfumar (4): Os de tamanho médio são ideais para fazer o côncavo, o canto externo e até esfumar o olho todo. Tá sempre nos tutoriais! Ah, não pode ser nem muito duro e nem muito molenga.
Sugestão: Eco-15 da Macrilan.

- Pincel achatado longo para esfumar (2): Esse é o pincel da vida! Com ele consigo aplicar sombra, esfumar canto externo, côncavo e rente aos cílios inferiores. De longe é o meu favorito e já mostrei várias vezes aqui no blog. Se você só pode comprar um pincel de olho, esse modelo é a escolha perfeita!
Sugestão: B-906 da Macrilan.

- Pincel achatado curto para esfumar (3): Similiar ao anterior, a versão de cerdas curtas é bom para esfumar rente aos cílios, superiores e inferiores. É um pouco mais firme, sem perder a maciez.
Sugestão: B-124 da Macrilan.

- Pincel de precisão (5): É um pincel bem pequeno e fino para fazer detalhes. Serve para iluminar o canto interno, delinear e marcar rente aos cílios.  
Sugestão: W-113 da Macrilan.

Todos estes pincéis são unitários, mas dá para comprar alguns dos kits da Macrilan que vem completinho. A vantagem dos unitários é que dá para comprar aos poucos, sem pesar no bolso. Outro kit pequeno que eu recomendo é o da Intense, com ele já dá para começar a criar algumas maquiagens legais.

Não coloquei o pincel para delineador em gel. Acho que para um kit básico, vale a pena comprar um delineador que já venha com o aplicador, ou a versão líquida ou em caneta. Para delineador em gel são legais os pinceis mais finos e o chanfrado ajuda a fazer o gatinho.

Não é só com pincel que se monta um kit de maquiagem. Precisamos dos produtos!

- Base: mate para peles oleosas, hidratantes para peles secas – quanto mais seca ou madura for a pele, mais a base mate vai marcar e envelhecer. É melhor ter uma base legal do que comprar um BB Cream, assim você tem cobertura quando precisa e se quiser menos você pode diluir a base em algum hidratante facial.
- Corretivo da cor exata da pele: Mesma coisa da base, corretivos mais secos vão marcar as linhas.
- Blush
- Bronzer ou pó mais escuro que o tom da pele
- Pó compacto ou pó translúcido: Bom para selar a maquiagem, normalmente uso apenas por cima do corretivo. Quanto mais fino for o pó, melhor o acabamento.
- Iluminador
- Sombras opacas neutras: preta, bege, marrom – é legal ter uma com um tom um pouquinho mais escuro que a pele para ajudar a fazer transições
- Sombras cintilantes e coloridas: As palettes de sombras 3Dda Jamyne e Fenzza são perfeitas e não são caras.
- Máscara de cílios: pelo menos uma, do acabamento que você quiser.
- Delineador: É verdade que o delineador em gel é mais fácil, mas o líquido ou o em caneta são mais práticos pois não precisam de pincel extra. Outra dica é escolher um delineador marrom s você não curte o olho muito marcado
- Lápis preto macio
- Lápis de sobrancelha (normalmente são marrons-acinzentados)
- Fita microporo (a de curativo mesmo, mas tem que ser microporo para não soltar cola)
- Batons do acabamento que você preferir (pelo menos um nude e um colorido)


Com esses itens eu te garanto que você consegue reproduzir 99% dos tutoriais que eu já postei e vai poder criar um monte de maquiagens. Eu te garanto! Não dei muita sugestão dos produtos porque eu acho mais pessoal e o que funciona em mim, pode não funcionar em você. É só entrar em alguma perfumaria que você encontrar Dailus, Vult, Fenzza, Tracta, Payot...são marcas muito boas. E se você não pode comprar tudo isso, vai escolhendo aos poucos. Você gostaria de marcar os olhos? Opte pelos itens de olho. Quer corrigir imperfeições? Dê preferência aos itens de pele...e assim por diante!

Espero ter te ajudado a montar um kit basicão de maquiagem! Qualquer dúvida, é só deixar um comentário.

Para você, existe mais algum item essencial?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!