quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Falando sobre menstruação e coletor menstrual

Oiê!
Você já parou para pensar o que realmente é a menstruação? É uma limpeza do útero? É sangue sujo? É nojento? Um assassinato acontecendo no meio das minhas pernas? Aposto que você já pensou em tudo isso. Tudo bem, eu também já passei por isso. Graças à minha formação, aprendi o que realmente é a menstruação e hoje posso dizer que finalmente fiz “ela se adaptar à mim”. Vale a pena parar um pouquinho e ler esse post inteirinho! E nada de fazer cara feia!

Primeira coisa, preciso te explicar o que é o ciclo menstrual. Ao contrário do que muita gente pensa, o ciclo menstrual não é apenas a menstruação, ele engloba várias fases sendo a menstruação a primeira. O ciclo menstrual é mediado por variações hormonais, os famosos LH e FSH. Eles vão agir nos ovários e no útero, onde serão responsáveis pelas mudanças ao longo dos 28 dias do ciclo (em média, esse é o período de duração do ciclo).

Logo após a menstruação, tem início a fase folicular no ovário e proliferativa no útero. É nesse momento que o óvulo “acorda” e termina seu desenvolvimento dentro de um folículo, ao mesmo tempo em que a parede uterina começa a expandir, são várias camadas de células (formam a camada funcional) por cima da camada basal (a que se mantem durante todo o ciclo) – essa fase dura de 8 à 9 dias. Na metade do ciclo, lá pelo 14º dia ocorre a famosa ovulação, ou seja, o óvulo maduro é liberado pelo folículo e “caminha” em direção ao útero para ser fecundado. O óvulo fica apenas um dia no útero e depois disso tem início a fase lútea do ovário ou secretória do útero. Nessa fase os hormônios agem na parede uterina, que, além de espessa, se torna um ambiente ideal para um óvulo fecundado e prosseguir com a gravidez. Mas, quase sempre não há fecundação e lá pelo 28º dia ocorre uma mudança hormonal brusca que faz com que a camada funcional se desprenda da camada basal. Já adivinhou onde eu quero chegar? Sim, o sangue da menstruação é proveniente dessa camada funcional que se desprende do útero (as cólicas vêm desse processo).
Traduzi a imagem conforme a versão em português do livro.
A menstruação dura de 4 à 5 dias e você só perde de 25 à 35mL de sangue. É pouco, só parece ser muita coisa. Não é bem uma limpeza do útero, mas você pode pensar na menstruação como uma renovação celular da parece uterina.

Separei esse vídeo (medicina - USP) que explica direitinho o que acontece com o seu corpo:
Tá, essa é toda teoria da menstruação, mas na prática a coisa é bem diferente... tenho que ficar trocando de absorventes, fede, e fico quase uma semana me sentindo desconfortável – você está pensando nisso né?! Eu sei! Olha, passei anos odiando cada menstruação, absorventes externos me davam assadura, os internos me davam preguiça de colocar...era a pior parte do mês. Li sobre coletores menstruais, mas me sentia insegura para trocar. No mês passado resolvi mudar isso e comprei meu primeiro coletor e me adaptei logo no primeiro ciclo! Foi a melhor menstruação da minha vida!

Ah, você não sabe que é coletor menstrual? É um copinho de silicone medicinal, maleável, que você insere no canal vaginal e ele coleta todo sangue. O sangue não entra em contato com a calcinha e nem com o ar, ou seja, não fica aquele cheio podre de absorvente. Ele não fica tão fundo como o absorvente interno e, a melhor parte, pode ficar até 12 horas sem trocar. Para esvaziar é só tirar o coletor, jogar o sangue na privada, lavar o copinho com água e colocar de volta. Outra coisa boa é que se bem cuidado, ele pode durar de 3 à 10 anos! Durante o período menstrual você lava com água corrente e sabonete de glicerina e quando terminar a menstruação, é só ferver por 5 minutinhos.
É uma sensação libertadora! O fim dos absorventes horrorosos que descolam da calcinha e entram na bunda (sério, isso só acontecia comigo?)!
Korui
Esses coletores são bem polêmicos, tem quem ama (como eu), quem acha nojento, quem não se adaptou...o importante é ter a mente aberta para entender que além dos absorventes tradicionais existe uma nova opção. Comprei o Korui, uma marca de Santa Catarina, mas existem diversas marcas no mercado, afinal tem vários modelos de coletores. No site da Korui tem mais detalhes sobre o coletor da marca e mais para frente vou fazer uma resenha só sobre o coletor e contar os prós e contras que eu identifiquei com o uso.

Uma das coisas que me ajudou a entender melhor o coletor foi esse canal, tem várias resenhas e dicas para quem quer começar a usar um coletor.

Vamos lá, tá na hora de perder o nojo e o medo de falar sobre menstruação! Você não tem que mudar sua vida por causa dela e sim fazer ela se adaptar à sua vida!

O quanto você sabia sobre menstruação? E sobre os coletores?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!