terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Hambúrguer Caseiro

Oiê!
Eu adoro comer hambúrguer e já tive a fase em que o McDonald’s (mais especificamente o Cheddar McMelt) tinha o melhor hambúrguer do mundo. A batatinha ainda é imbatível, mas o hoje eu já comi hambúrgueres ótimos, principalmente os caseiros. Hoje eu vim te provar que fazer o seu próprio hambúrguer é mais fácil do que você imagina e muito mais saudável. Usei dois tipos de carne, o patinho e o acém, a primeira com pouca gordura e a segunda com mais. Usei uma proporção simples, meio à meio, mas existem milhares de combinações para dar mais sabor, maciez, suculência e por aí vai, é só se aventurar nesse universo! Vamos começar pelo básico?
Ingredientes:
- 350g de patinho moído
- 350g de acém moído
- Sal rosa (ou normal)
- Pimenta-do-reino preta
- Pão de Hambúrguer
- Manteiga
- Queijo Mozarela
- Queijo Gorgonzola
- Cebola Crispy
- Alface e Tomate cereja
- Maionese
- Ketchup
- Mostarda Dijon (ou amarela)
Modo de preparo:
Misture as duas carnes com as mãos e faça bolinhas (1), para formá-las jogue de uma mão para outra para a carne ir compactando. Fiz cada bolinha com um pouco mais de 100g. Com as mãos, comece a achatar cada bolinha e formar discos (2), cuidado para não deixar muito fino, separei cada hambúrguer com um pedaço de papel manteiga. Agora existem duas opções: você pode congelar seus hambúrgueres ou prepara-los. Primeiro corte o pão ao meio, passe um pouco de manteiga em cada face e deixe dourar um pouco em uma frigideira (3), isso vai dar um gostinho super especial! Aqueça outra frigideira e quando ela estiver bem quente, coloque o hambúrguer e tempere com sal rosa e pimenta-do-reino (4), deixe por alguns minutinhos ou até metade de carne mudar de cor. Vire os hambúrgueres e tempere deste lado com sal rosa e pimenta-do-reino. Acrescente os queijos, eu coloquei umas duas fatias de mozarela com alguns pedaços de gorgonzola no meio, vire um pouco de água na frigideira e a tampe-a, isso vai gerar bastante vapor que vai derreter os queijos com maior facilidade (5).
É hora de montar e cada um faz do jeito que acha melhor. Eu gosto de colocar: pão, condimentos, carne, queijo, cebola crispy, alface e tomate (6). Pronto, pode devorar! O meu ficou delicioso, repare na suculência da carne escorrendo no pão tostadinho com manteiga! Só de lembrar eu fiquei com água na boca!
Sinceramente, só vejo vantagens em fazer seu próprio hambúrguer. É rápido de fazer, não tem conservantes, você seleciona as carnes e o tempero. Se quiser ser mais saudável é só fazer assar no forno ao invés de fritar da frigideira (não esquece que não precisa de mais gordura na frigideira). O grande problema do hambúrguer é o que vai nele, a saladinha tá ok, mas os condimentos em excesso, bancon, cebola crispy e a batatinha frita, por exemplo, são os vilões da história.

Essa receita rendeu 6 hambúrgueres, ou menos se você fizer hambúrgueres maiores – depende da sua fome e vontade. Do jeito que eu fiz, a carne ficou rosadinha no meio e bem suculenta. O André aprovou e repetiu, claro que eu também! Haha!

E aí, vai começar a fazer seu próprio hambúrguer?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!