terça-feira, 23 de agosto de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Cupcake que sempre dá certo!

Oiê!
Nas últimas semanas eu ando uma formiguinha. Minha vontade por doces (e porcarias) anda insaciável. Dessa vez descontei minha ansiedade em doces, desencanei e comi sem culpa. Tudo bem que agora está meio difícil voltar à alimentação normal, mas com persistência eu chego lá. Aproveitando essa fase de gordices, vim compartilhar com você uma receita de cupcake que sempre dá certo. É super fácil de fazer e, por ser uma receita base, você pode dar o sabor que quiser. Se você quer fazer seu primeiro cupcake, te aconselho a começar por esse aqui!
Ingredientes:
- 1 lata de creme de leite sem soro (deixo no congelador por um pouco mais de 1 hora, assim o creme e o soro se separam)
- 1 xícara de açúcar mascavo (ou açúcar refinado)
- 2 ovos
- 1 ½ xícaras de farinha + 1 ½ colheres (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Com um fouet, comece misturando o creme de leite, o açúcar e os ovos (1). Continue batendo com uma batedeira (ou um fuet) até que a mistura fique homogênea (2). Adicione a farinha e o fermento aos poucos e continue batendo até que a massa engrosse um pouco (3). Adicione o extrato de baunilha (4) e misture um pouco. Divida a massa em forminhas (5) e leve para assar em forno pré-aquecido à 180°C por uns 20 minutos ou até que o palito saia limpo (6).
Lembra que eu disse lá no começo do post que é uma receita base?! Então, eu escolhi fazer de baunilha, mas você pode trocar a baunilha por raspas de limão para um cupcake com toque cítrico, ou trocar meia xícara de farinha por cacau (ou chocolate em pó) para um cupcake de chocolate. Também pode acrescentar gotas de chocolate ou até granulado para fazer um cupcake formigueiro. Essa massa te dá toda liberdade para criar!
Depois de frio, você pode colocar a cobertura que você quiser. Dessa vez, optei por colocar chocolate 70% derretido por todo cupcake. Não temperei o chocolate porque armazenei na geladeira, simplesmente derreti e banhei o cupcake. Me inspirei no gelato de Vanilla e Chocolate da Diletto, um sorvete delicioso de baunilha e cobertura de chocolate ao leite. Vamos ser sinceros, baunilha e chocolate é uma combinação que nunca dá errado! Além disso, cobrir o cupcake com chocolate é uma alternativa bem interessante caso você não goste das coberturas megalomaníacas que um pequeno bolinho pode ter!

E esta é minha receita que cupcake que sempre deu certo e faz o maior sucesso quando faço. E aposto que vai fazer sucesso por ai!

Depois me conta o que achou dessa receita!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!