quarta-feira, 8 de junho de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Baguete

Oiê!
Me aventurei no mundo dos pães! Depois de sofrer uma grande influência do Masterchef, resolvi saciar uma vontade antiga, que era fazer pão. Sempre ouvi que pão dá muito trabalho, que é difícil, mas eu estou aqui para provar que não é uma tarefa impossível. Essa receita é do Le Plat du Jour e não difere muito de outras receitas de pão. Vai o básico: farinha, água, fermento e sal. Sovei a massa na mão e foi ótimo, a massa é incrivelmente macia, muito maleável...foi terapêutico! A grande “dificuldade” de fazer pão é conciliar o tempo, pois os descansos são superimportantes, mas com um pouco de planejamento tudo se resolve. Vem aprender a fazer pão, porque depois que você fizer essa receita, você vai querer aprender outras!
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 350 a 400ml de água
- 10g de sal
- 10g de fermento biológico em sachê
Modo de preparo:
Coloque a farinha, o sal e o fermento em um bowl e acrescente a água aos poucos (1).

DICA: É importante calcular a temperatura da água. Se o dia estiver uns 20°C, a água deve estar uns 50°C, pois a soma entre a temperatura da farinha (considerei a do ambiente) e da água deve der 70°C. Então, calcule antes de começar!
Misture tudo com uma colher de pau até dar liga, neste momento, coloque a massa em uma superfície enfarinhada (2). Sove a massa por uns 10 minutos, até que ela fique macia a homogênea (3), coloque em um bowl e deixe descansar até dobrar de tamanho (pode demorar de 30 minutos à 2 horas) (4).Divida a massa em 2 ou 4 (depende do tamanho da baguete que você quer) (5) e faça bolinhas. Achate a bolinha e dobre na metade, faça isso uns três vezes, até que a baguete fique do tamanho desejado. Coloque em uma forma untada com óleo/manteiga e deixei descansar por mais meia hora (6). Faça cortes na diagonal (7) e leve para assar em forno pré-aquecido à 240°C por uns 20 minutos ou até dourar.
IMPORTANTE: Coloque um ramequin com água dentro da forma para que o pão não resseque e para deixar a casquinha crocante. Eu esqueci e senti diferença, a casquinha não ficou tão crocante!  

DICA 2: Não tenha pressa para moldar suas baguetes, tente deixa-las bem compridas. A minhas ficaram meio desproporcionais e as menores ficaram muito massudas.
Agora, é só aproveitar um pão quentinho (com uma manteiguinha)!

Acho que todo mundo deve tentar fazer pão uma vez na vida, é muito bom!
Me conta, quando você vai fazer o seu?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!