segunda-feira, 11 de abril de 2016

Reflexão: Bolo de cacau

Oiê!
Já faz um tempo que eu resolvi fazer um bolo de chocolate, um bolo daqueles bem chocolatudos e básicos, que dá água na boca só de pensar. Quando olhos as receitas acabo me sentindo culpada de fazer algo com muito açúcar ou muita manteiga, por exemplo. E nessas eu busco receitas que não me deixam com esse sentimento de culpa. Então fiz um bolo de cacau! Até aí parece ok, não é?! Só que a bendita da receita não levava nem leite e nem ovo! Na hora achei legal, fazer um bolo com água...troquei o açúcar refinado pelo mascavo e diminui a quantidade pela metade, usei cacau 100%, farinha branca e fermento. O primeiro pensamento que passou na minha cabeça foi que eu tinha feito algo saudável. Quando o bolo saiu do forno fui logo experimentar e (*suspense*) o bolo não tinha gosto de nada! Assim, comecei a fazer essa reflexão. Meu bolo de cacau, aparentemente saudável era praticamente um bolo de calorias vazias. Era praticamente farinha com açúcar!

Comecei a perceber que muitas vezes eu faço isso, opto por receitas que parecem saudáveis, mas que não passam de calorias vazias disfarçadas. De que vale cortar o leite e os ovos? Eles têm nutrientes! Eles não são os vilões dessa história!

Sabe o que eu acho mais engraçado disso tudo? É que depois que eu comecei a cozinhar com mais frequência e a buscar receitas diferentes, mais eu me sentia culpada, pensava em substituir um ingrediente por outro e até deixava de fazer algum prato por causa disso. Mas essa culpa não aparece quando vou comer fora...

Estou cansada de me sentir assim, como se fosse errado cozinhar algo só porque vai creme de leite, por exemplo. É importante pensar no contexto em que determinados ingredientes estão inseridos, isso faz mais sentido que cortar as coisas. Não sou nutricionista para ficar falando o que se deve ou não comer, porém acredito que todos os tipos de alimentos são bem-vindos, principalmente se eles foram frescos e naturais – industrializados não são as melhores alternativas.

Como eu já disse, esse post é apenas uma reflexão que eu quis compartilhar aqui no blog. O objetivo não é dar lição de nutrição, longe disso...só quis falar um pouco sobre esse sentimento de culpa que é tão ruim quanto tomar uma lata de leite condensado! Comer é algo que precisa ser prazeroso, precisa ser planejado com cuidado visando aproveitar cada nutriente que o alimento oferece.

Ainda estou longe de uma alimentação ideal, mas aos poucos espero chegar lá!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!