quarta-feira, 16 de março de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Trufas de Chocolate

Oiê!
Chegou uma das épocas mais gordas do ano, a Páscoa. E não tem jeito, fugir do chocolate é quase impossível. Este ano resolvi fazer trufas de chocolate para presentear! Dá um pouco de trabalho, mas é bem fácil de fazer. Misturei duas receitas do ICKFD, alterei umas coisinhas e deu certo, ficou bom demais! No ma cuisine de hoje eu te passo a minha versão da receita de trufas de chocolate!
Ingredientes:
- 300g de chocolate 70% cacau
- 100g de creme de leite de caixinha
- chocolate em pó para envolver as trufas
Modo de preparo:
A primeira coisa é fazer a ganache, que é o recheio da trufa. Derreta 200g do chocolate em banho-maria (1). Retire o bowl do banho assim que o chocolate derreter por completo e acrescente o creme de leite (2). Misture até ficar homogêneo (3). Cubra a ganache com plástico filme (em contato com a ganache) e deixe esfriar na bancada (4). Depois de frio, transfira a ganache para um saco de confeitar (5), eu usei com um bico, mas é desnecessário. Coloque uma folha de papel manteiga em uma forma e faça bolinhas com a ganache (6) e leve ao freezer.
Dica 1: Se você não fizer a bolinhas na hora, guarde a ganache bem fechada na geladeira. Retire alguns minutos antes de usar, pois fazer as bolinhas em temperatura ambiente é mais fácil.
A parte principal da trufa está pronta, agora é hora de temperar o chocolate. Eu segui as instruções da Dani Noce e usei um termômetro simples de culinária (de mercúrio mesmo).

Divida as 100g de chocolate que sobraram em quatro partes e separe dois pedaços grandes de chocolate (aproximadamente 3cm x 3 cm) (7). Derreta ¾ do chocolate em banho-maria (8) até ele atingir a temperatura de 50°C. Retire o bowl do banho e acrescente o ¼ restante do chocolate e mexa até derreter tudo (9). Nesse momento a temperatura do chocolate deve cair para 27°C. Se não esfriar para essa temperatura, acrescente os dois pedaços grandes, continue mexendo e verificando a temperatura (10). Quando atingir os 27°C retire os pedaços que ainda não derreteram. Volte o bowl para o banho-maria e aqueça o chocolate até ele atingir 32°C (11).
Dica 2: No meu caso, os dois pedaços grandes derreteram, mas a temperatura ainda estava alta, então resolvi fazer um banho-frio. Peguei um pacotinho de gelo, cobri com um pano e coloquei o bowl em cima, foi muito mais fácil para diminuir a temperatura.

Agora é hora de preparar as trufas. Pegue a bolinha de ganache e a mergulhe no chocolate. Com as mãos, enrole as bolinhas para espalhar bem o chocolate e em seguida passe a bolinha no chocolate em pó (12). É como fazer um brigadeiro, só que com mais sujeira!!
Dica 3: Use uma luva para minimizar a sujeira das mãos e organize os potes antes de começar. Deixe tudo à mão!

Dica 4: A quantidade de chocolate temperado não foi suficiente para cobrir todas as trufas, ai é só temperar mais. Use a mesma quantidade da ganache ou um pouco mais de chocolate!

Depois de alguns minutinhos o chocolate endurece e forma uma casquinha crocante. Para ficar mais grossa, você pode passar mais de uma vez no chocolate temperado – fica a seu critério.
O legal da trufa caseira é que ela não precisa ser perfeita! É totalmente artesanal! Comprei embalagens simples e vou finalizar com os plásticos coloridos e uma fita bem bonita. Sai bem mais em conta e é muito legal presentear quem você gosta com algo que você preparou com carinho. A minha versão é bem básica e você pode fazer as alterações que desejar – tipo do chocolate, acrescentar licor à ganache e por ai vai. Só cuidado porque cada tipo de chocolate tem uma temperagem diferente, vale a pena assistir o vídeo da Dani.

Se animou em fazer trufas nesta Páscoa?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!