quarta-feira, 30 de março de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Berinjela Italiana

Oiê!
A receita de hoje eu adaptei do livro das 1000 receitas da Palmirinha, que segundo o André, é a única cozinheira de verdade de aparece (ia) na TV. Gosto bastante de comer berinjela e estava procurando uma receita nova, me deparei com a Berinjela Italiana na parte dos antepastos. É uma receita muito gostosa que pode ser feita para um aperitivo ou como um acompanhamento. Só de escrever esse post eu já fiquei com água na boca!
Ingredientes:
- 2 Berinjelas médias/grandes
- 2 Tomates
- 2 Dentes de alho
- 2 Colheres (sopa) de azeitonas verdes fatiadas
- ¼ de xícara de azeite extra-virgem
- 2 Colheres (sopa) de vinagre
- ½ xícara de parmesão ralado
- Manjericão, sal e pimenta-do-reino à gosto
Modo de preparo:
Corte a berinjela em rodelas grossas e leve para cozinhar na água com o vinagre (1). Cuidado para não cozinhar muito, ela deve ficar al dente. Enquanto a berinjela cozinha, frite o alho no azeite (2) e, em seguida, acrescente o tomate a azeitona (3), deixe refogar por uns 3 minutos em fogo médio/alto. Unte um refratário com um pouco de azeite e disponha as rodelas de berinjela. Com uma colher, afunde um pouco o miolo da berinjela (4). Como deixei a berinjela cozinhar muito, ela ficou mais escura e molenga, o ponto certo é mais firme. Volte para o refogado, desligue o fogo, acrescente as folhinhas de manjericão (5) e misture tudo. Coloque o molho em cima de cada rodela de berinjela e finalize com o parmesão ralado (6). Leve ao forno pré-aquecido à 180°C até o queijo gratinar.
Esse molho é maravilhoso, bem simples, mas cheio de sabor. A receita original leva mais alguns ingredientes que eu não tinha em casa no dia que preparei essa receita pela primeira vez e gostei tanto do resultado que resolvi postar a minha adaptação. Combina com arroz, carne, massa, salada...e foi bem prático levar na marmita.
É uma receita que rende bem, com duas berinjelas grandes dá para fazer entre 12 e 15 rodelas. O problema é que é tão gostoso que você não consegue comer apenas uma rodelinha, acabo comendo quase uma berinjela por refeição!! É sério, fiquei apaixonada por essa berinjela!

Qual é o seu jeito favorito de preparar uma berinjela?

Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!