terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ma Cuisine d'Orange: Geleia de Amora

Oiê!
Eu adoro as berries – amora, morango, framboesa... – mas elas não costumar durar muito, pois são bem delicada. E quando não é época, o preço aumenta bem. Sempre que acho promoção de berries no sacolão levo algumas para casa e há um tempo encontrei a caixinha de 100g de amora por R$1,99! Elas estavam deliciosas! Docinhas na medida certa! Para que elas durem mais tempo, gosto do fazer geleia, assim tenho amoras por mais tempo. No post de hoje vou mostrar uma receitinha simples de geleia  e que serve para qualquer uma das berries.
Ingredientes:
- 400g de amora (ou outra berry)
- ½ xícara de açúcar demerara (você pode usar qualquer outro tipo de açúcar/adoçante, a única coisa é que os líquidos podem alterar a textura final)
- 1 copo de água
Modo de preparo:
Coloque as amoras e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo (1). As amoras vão começar a liberar água e o açúcar vai derreter (2), mexa de vez em quando e vá esmagando as amoras com uma colher. Quando a água começar a secar, acrescente um pouco de água (3) e deixe cozinhar mais um pouco. Deixe reduzir até atingir a textura da geleia (4) – quanto mais reduzir, mais grossa vai ficar. Dica: mexa direto quando a água estiver quase seca, assim sua geleia não queima!

Depois de reduzir bastante, desligue o fogo e transfira a geleia para um pote de vidro. Deixe esfriar e guarde na geladeira.
Eu não quis bater as amoras no liquidificador porque queria a textura da fruta, mas você pode bater a amora antes de levar ao fogo ou na metade da receita, antes de colocar a água. Já fiz sem açúcar, dá certo e fica bem azedinha, mas não fica tão firme. É uma receita básica, então dê seu toque especial! Misturar várias berries fica delicioso, minha vó faz direto e sempre me manda!
Com essa geleia caseira seu café da manhã ou lanches ficaram deliciosos! Depois de comer sua própria geleia, você não vai querer saber das industrializadas!

Se você fizer, posta sua foto com #perspectivalaranja e me conta qual foi seu toque especial!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!