terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Cidadeando: Atividade Física é saúde!


Hoje vou responder a segunda pergunta do planejamento para começar a trabalhar de bicicleta: Como está meu preparo físico?

Pedalar na cidade exige um pouco de preparo físico.

A sugestão é simples para quem está iniciando, pedalar em um ritmo suave e com o tempo (e melhora do condicionamento físico) pode ir aumentando a intensidade.

Na atividade física é importante dar um passo de cada vez e o autoconhecimento é fundamental.

Com atividades físicas seu corpo responde melhor e sua saúde melhora. Sugiro alguns passos para iniciar de maneira saudável a atividade física.

1.       Faça seus exames médicos, veja se está tudo bem com o coração e se não tem nenhuma limitação física para praticar esportes.

2.       Faça uma avaliação física, descubra como está seu condicionamento, qual sua frequência cardíaca ideal, como está sua postura corporal.

3.       Procure um especialista em educação física e elabore um treinamento de condicionamento físico.

4.       Um especialista em nutrição também ajuda. Uma alimentação melhor ajuda no seu dia à dia.

Lembre-se, pedalar pela cidade não é uma corrida. Respeite seus limites, entenda seu corpo.

Meu processo com a atividade física foi gradual, comecei à 2 anos e meio atrás, estava sedentário e não praticava nem caminhada. Escolhi um esporte que achava interessante e passei a praticar esgrima 2 vezes por semana. Sob orientação passei a melhorar meu condicionamento físico e também ajustei minha alimentação.

Meu corpo passou a responder melhor. Senti muita mudança no meu desempenho físico e mental.

Aos poucos fui aumento a quantidade de exercícios e em seguida passei também a fazer natação e musculação.

Existe um mito de que a musculação serve apenas para ficar “bombado”, o que é uma mentira. Se você conversar com seu professor e explicar seus objetivos ele vai te passar o treinamento adequado. A musculação é fundamental para melhorar seu desempenho e evitar lesões.  Claro tem pessoas que se importam com a finalidade estética, mas não necessariamente essa precisa ser sua preocupação. Definitivamente não é a minha!

Quando decidi ir trabalhar de bicicleta, parei a natação. Foi uma questão de ajuste de tempo. Hoje vou 3 vezes por semana de bicicleta para o trabalho, 2 vezes por semana fazer preparação muscular na academia e aos sábados pratico esgrima.

Ressalto mais uma vez que foi uma coisa gradual, não foi da noite para o dia e ter isso em mente é fundamental para não perder a motivação.

Um abraço.

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