terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ma Cuisine d'Orange: Antepasto de Berinjela

Oiê!
No ma cuisine d’Orange dessa semana eu resolvi compartilhar a receitinha do antepasto de berinjela da minha vó, ou, com eu chamo, berinjela da vovó. É fácil de fazer e ideal para um aperitivo ou acompanhar sua salada. É uma receita que mora do meu coração e só de pensar me dá água na boca. Vem conferir como fazer a berinjela da vovó!
Ingredientes:
- 1 berinjela
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- ½ colher (sopa) de orégano
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro pequena
- ½ cebola picada (roxa ou normal)
- Azeite de oliva
- Vinagre
- Pimenta-do-reino preta à gosto
- Sal
Modo de preparo:
Corte a berinjela em rodelas e depois em tiras finas e coloque em um escorredor de massa (1). Acrescente um punhado de sal (2) e misture bem. Coloque um prato e um pacote de farinha (ou outra coisa) por cima da berinjela para escorrer a água (3) e deixei assim até parar de escorrer e a berinjela ficar bem seca (4). Lave a berinjela em água corrente (5) para tirar o excesso de sal e transfira para um bowl. Acrescente o orégano, o alho picado, a folha de louro picada, a cebola, a pimenta, o azeite e o vinagre e misture tudo (6). Por fim, adicione a salsinha (7) e misture bem.
 E pronto! Você pode comer na hora ou deixar na geladeira para ficar mais saboroso e com tempero mais forte. Dura mais ou menos uma semana na geladeira, mas é tão gostoso que eu duvido que dure todo esse tempo! Sobre a quantidade de azeite e vinagre, eu faço à olho...o objetivo é deixar bem úmido sem encharcar.
A parte mais trabalhosa é esperar a berinjela escorrer, mas você pode deixar escorrendo pela manhã e terminar de preparar de tarde, dá super certo! O sabor fica delicioso, adoro comer com pão, na salada ou pura. A única parte ruim é que deixa um pouco de bafo por causa da cebola e do alho, mas isso eu relevo! Se você quiser fazer um patê, é só bater no liquidificador com um pouquinho de água, minha vó já fez isso e ficou muito bom.

 Ficou com vontade de experimentar a berinjela da vovó?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!