quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ma Cuisine d'Orange: Bolo de Iogurte e Gérmen de Trigo

Oiê!
Se tem um bolo da minha avó que eu adoro é o de iogurte e gérmen de trigo. Como esse bolo desde de criança e ele é delicioso, ainda mais porque vai açúcar e canela por cima. Além de ser gostoso, é um bolo nutritivo por causa do gérmen de trigo e para ficar melhor dá para substituir o açúcar refinado pelo mascavo e reduzir um pouco da manteiga (na foto eu marquei 50g, mas coloquei umas 40g). Fica um bolo fofinho e saboroso, ideal para o café-da-manhã e lanche da tarde!
Eu fiz metade da receita porque era o que eu tinha de iogurte, mas esses são os ingredientes da receita original:
- 3 ovos;
- 2 xícaras de açúcar
- 100g de margarina/manteiga (minha vó coloca duas colheres de sopa, não chega a dar 100g)
- 1 xícara de iogurte natural
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- ½ xícara de gérmen de trigo
- Açúcar e canela em pó para decorar
Modo de preparo:
Bata as claras em neve até atingir picos firmes (1) e reserve. Em outra tigela bata os ovos e o açúcar até ficar homogêneo (2), depois acrescente a margarina (3) e continue batendo até incorporar. Adicione o iogurte (4) e misture bem. Junte o gérmen de trigo (5), bata com um fouet e comece a despejar a farinha aos poucos (6). Quando tudo estiver incorporado, adicione as claras até ficar homogêneo (7), para isso, use movimentos delicados. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio (pré-aquecido) por aproximadamente 30 minutos (8).
Depois de pronto, desenforme e polvilhe uma mistura de açúcar e canela ou só a canela por cima do bolo. Agora é só comer!

Tentei inovar e enfarinhei a forma com canela, mas não funciona...a canela dá uma queimada e não fica tão gostoso – fique no tradicional!
Não tem muito segredo. É um bolo simples, aquele bolo de vó que te faz salivar só de sentir o aroma delicioso que fica pela casa! Mesmo se você não for adepta à comidas mais integrais, esse bolo vai fazer você mudar de ideia, é sério! Se quiser incrementar adicione nozes à massa, eu particularmente não curto muito nozes, mas quem gosta garante que o bolo fica ainda melhor.

Se você fizer essa receita, posta uma foto e marca com #PerspectivaLaranja. Vai gente, é bolo de vó, ele merece ser feito, fotografado e comido!

Qual bolo da sua vó é o seu favorito?


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!