sexta-feira, 29 de maio de 2015

Manualidades: Desafio do Inverno 2015 - Planejamento

Oiê
Lembram do desafio que me propus a fazer neste inverno? Agora vem uma das partes mais importantes - o planejamento!
Eu ia comprar alguma lã, quando minha mãe me lembrou que ela tinha 10 novelos (isso dá 1kg) de uma lã e que ela não ia fazer nada. A história dessa lã é meio longa... Minha avó comprou vários novelos para fazer uma manta, mas o trabalho ficou muito pesado e ela não conseguia fazer direito, então ela desistiu e repassou os novelos para minha mãe, na época cheguei a fazer um cachecol! Esse lã estava esquecida há alguns anos, mas agora isso vai mudar!

A lã é a Trieste, da Pingouin, na cor 6420. Cada novelo vem 100g (32m). Não sei em que ano foi lançada e se ainda fabricam, as informações continuam no site na marca. É um fio todo trabalhado, parece uma escadinha, mistura fios mais acetinados com pelinhos, fica super charmoso! Não é uma lã que rende muito, lembro que para fazer o cachecol, usei 2 novelos.
A recomendação é usar a agulha 10, tentei fazer com a agulha 8, dá certo, mas rende menos. Então troquei por uma agulha 10 e fiz a primeira coisa que deve ser feita: a amostra!

Fiz uma amostra só para ver quantos pontos são necessários para 80 cm, que é a medida que minha blusa terá. No último post, expliquei que a blusa é praticamente um quadrado, então decidi fazer um de 80x80cm.

Voltando para a amostra, coloquei 10 pontos e fiz algumas carreiras (umas 6, eu acho). Medi e vi que 10 pontos equivalem à 13 cm (isso varia de pessoa para pessoa, depende se o ponto é mais justo ou mais largo, por exemplo). Depois é só fazer uma regra de 3, é não tem jeito, tem que fazer uma continha rápida.  Para o meu quadrado ter 80 cm de largura, eu deveria colocar 61,5 pontos na agulha, como é um número quebrado, arredondei para 62 pontos.
Tudo calculadinho, é só colocar os pontos na agulha e começar a tricotar! Vou fazer uns 5 cm de barra, seguido de 70 cm de ponto meia (e tricot no avesso) e finalizar com mais 5 cm de barra.

To ansiosa para começar!!

Você já começou seu desafio do inverno 2015??

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!