sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cuidados: Esfoliação + Receitinha

Oiê!
Cuidar da pele é sempre importante, mas isso não quer dizer demaquilar toda noite, lavar, hidratar e passar protetor solar. De vez em quando é bom fazer uma esfoliação e hidratação mais profunda, para promover a renovação celular. Fazemos com bastante frequência hidratação capilar, mas e no rosto? Ele também merece sua atenção!
Existem diversos produtos no mercado que servem para esfoliar a pele do rosto, mas qual escolher? Você já pensou em fazer seu próprio esfoliante? Com certeza o custo será menor. A melhor parte é que você precisa de 2 ingredientes que todo mundo tem em casa.

Se você procurar na internet, vai encontrar várias receitas de esfoliante caseiro, a que eu quero mostrar é a mais simples possível e super eficaz.

Ingredientes:
* 1/2 colher (chá) de mel
* 1/2 colher (chá) de açúcar refinado

Modo de preparo: Misture tudo com uma espátula pequena até ficar uma pasta homogênea.

Vai ficar como na foto abaixo, parece pouco, mas dá e sobra para esfoliar o rosto inteirinho. Se quiser, dá pra fazer metade dessa receita. Lembrando que não é bom guardar a mistura, então faça apenas a quantidade que você vai usar!
Porque usar o mel?
O mel tem propriedades cicatrizantes, hidratantes e antisséptica. Tudo isso por causa da composição do mel, que basicamente contém água, açúcares, enzimas, proteínas, ácidos orgânicos, minerais e vitaminas. Falando especificamente das enzimas, uma delas chama peróxido de hidrogênio, a principal substância antibacteriana presente no mel. Você sabia que o peróxido de hidrogênio é muito utilizado no tratamento de acne? Pois é, pele oleosa não é desculpa para não usar mel no rosto. O mel vai hidratar, nutrir e limpar a pele profundamente e seu uso contínuo só traz benefícios à pele.

O açúcar refinado funciona como um abrasivo, ele que vai esfoliar a pele, enquanto o mel vai limpar e hidratar. Quer saber mais detalhes sobre o mel? No site da EMBRAPA tem todas as informações e com embasamento na literatura científica.

Hora de esfoliar! Primeiro coloquei a mistura na pele com a espátula, depois vem a sujeira! Com as mãos, eu espalhei a mistura e massageei  a pele delicadamente (DELICADAMENTE!). Fiquei fazendo movimentos circulares por alguns minutos. Dei uma atenção especial aos lábios, além de esfoliar com os dedos, friccionei os lábios - nessa hora dá uma vontade de ficar lambendo, o gostinho do mel e do açúcar é mara!
Para tirar a meleca é só lavar em água corrente. Eu gosto de fazer e esfoliação minutos antes do banho, porque é mais fácil tirar a mistura do rosto na hora do banho. Depois lavei normalmente com o Cleanance Gel (Avène).
O resultado final é uma pele hidratada e muito macia ao toque. Na foto de rosto inteiro, a diferença é quase imperceptível, acho que a falta do rímel é o que mais destoa o antes e depois. No close, dá para ver menor poros aparentes e uma pele mais suave. De fato, o efeito da hidratação é muito mais perceptível ao toque do que visualmente. Apesar disso, é importante fazer esse tipo de tratamento a cada 15 dias ou pelo menos 1 vez por mês. A sensação de pele macia é muito bom e ajuda bastante na diminuição dos cravinhos do nariz, nada drástico, mas ajuda!
Bom, esse é um dos meus truques de beleza, ideais para relaxar e deixar a pele mais bonita. Se você tem um truque diferente, me conta que eu quero saber!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!