quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ma Cuisine d'Orange: Bolo de Cenoura sem manteiga nem óleo

Oiê!
Numa bela tarde, me deu vontade de comer bolo de cenoura, só que a receita da vovó ia óleo e não tinha em casa. Fiz uma busca na internet e achei uma receita que não ia óleo e nem manteiga/margarina! Yupiiii!! Encontrei no blog Cozinha nut e tem a receita da calda, que eu dispensei.
Os ingredientes são:
* 3 cenouras médias picadas
* 3/4 de xícara de açúcar
* 1/3 de xícara de leite desnatado
* 5 ovos (separar clara da gema)
* 1 1/2 xícara de farinha de trigo
*1 colher de sopa de fermento em pó
Separou tudo? Agora vamos preparar!! Lembre-se de untar uma forma com manteiga e farinha, é mais fácil deixar pronto antes de começar.
1-2: Com um fouet (ou batedeira), bata as claras até formar picos firmes. Bati na mão para sujar menos coisa, levei uns 10 minutos, com a batedeira ´mais rápido. Deixe reservado.
3-6: No liquidificador, bata metade das cenouras, do açúcar, das gemas e do leite. Depois adicione a metade restante e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
7: Adicione o fermento e bata suavemente.
8-9: Aos poucos, misture o que foi batido no liquidificador às claras em neve, até incorporar. Esse processo é lento e delicado.
10: Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 25-30 minutos.
O bolo cresce bastante, mas conforme a temperatura abaixa, ele murcha um pouco. O sabor fica muito bom, nem parece que não tem óleo/manteiga. Dá pra reduzir a quantidade de açúcar, ficou bem docinho. O bolo não aguenta muito tempo, depois de 3 dias ele começou a fica esquisito, acho que a falta de óleo faz isso.

Outra dica é pré-aquecer uns 5 minutos antes de colocar o bolo, eu deixei mais tempo e quando coloquei o bolo o forno já estava vem quente, ele ficou um pouco embatumado em algumas partes.

A receita foi aprovada pelo marido, que não é muito fã de doces!

Quem vai arriscar esse bolo pra páscoa? Cenoura e coelhinho tem tudo a ver! E que venham os chocolaaaaaates!!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!