sexta-feira, 13 de março de 2015

Ma cuisine D'orange: Molho de tomate rápido e fácil

#PartiuCozinha?
Sabe quando dá aquela vontade de comer um macarrão com um molho de tomate bem gostoso? Mas ai você está sozinha e não quer abrir a lata de molho pronto, ou simplesmente não gosta do industrializado... O que fazer? Ah, cozinhar e fazer o molho da mama demora, precisamos ser rápidas... dai que comecei refogando um tomate aqui, temperando ale, mexendo no tempo, na água, enfim, tenho minha receitinha de molho rápido e fácil e que fica bem gostoso!
Tudo começou pela minha paixão pelo penne primavera do Pasta Gialla, não é bem um molho e sim tomates marinados com mussarela de búfala e manjericão. Já tentei reproduzir, mas ainda não cheguei no marinado perfeito - o sabor do azeite também é diferente... enfim, brincando com os ingredientes e técnicas fáceis (se é que posso chamar isso de técnica), hoje faço esse molho direto, só abro a latinha de molho quando preciso de muito molho ou vou fazer alguma receita especial.

Aos ingredientes:
É importante lembrar de que essas medidas eu faço meio à olho. Essa quantidade deu para dois pratos, mas a receita é super flexível, então não tem uma medida certinha. Antes de começar, pique os tomatinhos e a cebola. E não precisa contar os tomatinhos. aqui deu mais ou menos 1 caixinha (contei para vocês terem uma base).

O passo a passo é rapidinho, 6 passos e pronto! Se você deixar tudo picado, dá pra preparar o molho enquanto o macarrão cozinha, eu sempre faço os dois juntos.
1- Doure a cebola em um fio de azeite (ou uma colher de sopa);
2- Adicione o tomate e deixe refogar até ferver em fogo médio-alto. O tomatinho cereja solta bastante água, então não precisa adicionar um copo de água, a menos que você queira o molho mais fluído. Se estiver usando tomate normal, tire as sementes e adicione um pouco de água. Lembrando que quando mais água, mais fluido o molho fica.
3- Abaixe o fogo e adicione o manjericão. O ideal seria o manjericão fresco, muito mais saboroso, mas meu pé de manjericão foi pro beleléu, então tive que me virar com o desidratado mesmo. Use os temperos que você mais gosta, na quantidade que quiser. Nessa etapa, coloque sal à gosto.
4- Misture e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo. Deixe até atingir o ponto que você deseja. Eu quis um molho mais grossinho, então deixei a água que ficou na panela secar quase que por completo.
5- Desligue o fogo, deixe esfriar alguns minutinhos e adicione 4 colheres de sopa de azeite.
6- Misture bem e já está prontinho para comer!!

Nesse dia o molho acompanhou um farfalle integral com o bife à milanesa sem fritura!
Até naqueles dias de preguiça esse molho é facinho de fazer! Tente e depois me conta, ok?!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!