sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ma Cuisine D'orange: Cupcake Red Velvet (veludo vermelho)

A receita de hoje é bem gostosa e não ajuda nenhuma dieta, mas, sabe como é, às vezes (quase sempre) merecemos comer algo gostoso de verdade! Além disso, é só correr pra academia depois! Haha!
Recebi uns amigos em casa outro dia e resolvi fazer um cupcake Red Velvet (ou veludo vermelho), com direito à cobertura e tudo mais! Eu sempre quis experimentar e fazer o red velvet, mas só pra mim não tem graça (nem dieta que aguente). Foi a oportunidade perfeita!
Primeiro, a massa! Já adianto, ela ficou bem fofinha e levinha, adorei o resultado final! Só ele já estava de bom tamanho.
Para preparar o buttermilk é só adicionar 1 colher de sopa de vinagre branco em 120mL de leite desnatado. Deixe descansar por 10 minutos em temperatura ambiente.
Ah, uma dica: peneire o açúcar e a farinha, a textura do bolo fica melhor.
Separou tudo? Vamos começar!
1- Bata a manteiga amolecida (não é derretida hein?!) e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Use velocidade baixa;
2- Aumente a velocidade e adicione o ovo, bata até incorporar;
3-4-  Numa tigela separada, misture o chocolate, a essência e o corante, irá formar uma pasta. Quando eu fui fazer, li errado e misturei com a farinha, não formou uma pasta e nem ficou vermelho, nessa hora achei que não iria funcionar...
5- Junte a pasta (ou mistura no meu caso) ao creme, bata até ficar homogêneo;
6-  Não é que ficou vermelho?! Agora adicione metade do buttermilk (esqueci a foto) e se você fizer a etapa 3 certinho, adicione metade da farinha peneirada AGORA, use velocidade baixa. Aumente a velocidade e adicione o restante do buttermilk e da farinha.
7- Diminua a velocidade  e adicione o bicarbonato, o vinagre e o sal, bata por alguns minutos.
8- Sua massa está pronta!
9 - Coloque nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido à 180°C. A massa deve assar em 20 minutos, aproximadamente.
10 - Ele ficou fofinho, cheiroso e gostoso!
Agora a famosa cobertura de queijo cremoso (ou cobertura de cream cheese).
Para falar a verdade, eu não ia postar esse parte, pois não deu muito certo a textura, mas como ficou gostosa e foi aprovada pelos meus amigos, resolvi compartilhar com vocês. Além disso, nem sempre as coisas dão certo, mas com certeza há explicações, então vamos aos ingredientes.
Tá, qual foi o problema? Simplesmente a manteiga estava derretida e não amolecida... Eu devia ter esperado alguns minutos para ela adquirir consistência novamente, como fiz na massa, mas a pressa é inimiga da perfeição...
1- Misture o açúcar, a canela e a manteiga e bata em velocidade baixa/média. Nessa hora deveria formar um creme fofo, igual à massa, mas ficou uma papa...
2- Adicione o cream cheese e continue batendo em velocidade média/alta. Deve demorar uns 5 minutos para incorporar tudo e ficar claro e fofo (o que obviamente não aconteceu). Se bater de mais, vai ficar mole.
3- Coloque um um saco para confeitar e coloque decore o cupcake. Eu usei um bico pitanga e fiz um ponto central grande e vários ao redor pequenos. Não fiz nada muito grande por a cobertura ficou meio mole e não iria sustentar. Com o passar do tempo a cobertura ficou sem nenhum pico... #chateada
Ah, erros acontecem, principalmente quando vamos fazer algo pela primeira vez, não foi diferente, só nesse cupcake, fiz 2 coisas "erradas", mas que no final funcionaram! O importante é que ele estava muito gostoso! Talvez eu repita a receita, mas só a massa, achei ela incrivelmente deliciosa! Vai chocolate em pó, não não é de chocolate, a bainilha aparece mais. Adorei!
Espero que se você tentar fazer, a cobertura fica mais fofinha do que a minha, a textura deve ficar muito gostosa! Posta a foto do seu red velvet no instagram e use a hashtag #laranjafc7216 pra foto aparecer aqui no blog!!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!