terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Manualidades: Decoupage

Genteeee!! Faz tempo que não posto manualidades por aqui! A de hoje é bem simples, eu sempre tive vontade de fazer decoupage e então vi esses dois vasinhos e decidi fazer!

Découpage, é uma palavra  francesa, derivada do verbo découper, significa o ato de recortar, ou cortar dando forma. Esse também é a técnica de usar, basicamente, papel e cola, pode ser uma estampa ou o papel inteiro, enfim, é cola e papel especial!

Materiais:
Lembrando que a cola e o papel são especiais para decoupage. Todos os materiais podem ser encontrados em lojas de artesanato.
1- Marquei o verso do papel com as medidas do vaso. Tirei a medida de todos os lados;
2- Recortei tudo e reservei;
3- Lixei o vasinho para tirar todas as rebarbas;
4-5- Pintei todos os lados (por dentro e por fora) de branco. Esse passo não seria necessário nas partes em que eu iria colar o papel, mas como iria pintar por dentro, passei a tinta em tudo;
6- Deixei os vasinhos secarem. Não demora muito, uns 20 minutos no máximo. Se você quiser ser mais rápida, pode usar o secador de cabelo para agilizar;
7- Pintei por dentro das caixinhas, na menor eu usei preto e na maior, laranja;
8- Apliquei a cola aos poucos.Primeiro passo a cola em um pedaço, aplico o papel e coloca um plástico por cima, assim posso friccionar o papel sem estragá-lo. Nessa hora é importante friccionar bem e com cuidado, para que não formem bolhas. Vou fazendo aos poucos até completar o vaso;
9- Depois de secar, aplico o verniz, esse é de acabamento brilhante, mas existe a versão fosca. O verniz irá proteger seu vasinho, por isso é importante!

E pronto! Você agora tem dois vasinhos lindos e personalizados!
O vasinho maior eu uso como porta pincéis e o menor é um porta-lápis. Neste post tem uma foto de como os pincéis ficam no vasinho.
Você pode fazer dessa maneira ou pode pintar a madeira com a cor de sua preferência e só aplicar desenhos, nesse caso é só recortar o desenho que vem no papel e colar do mesmo jeito que colei o papel inteiro.

Vai falar que não é simples? Curtiu? Então se joga! Acho super relaxante fazer manualidades, recomendo à todos!!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!