quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ma Cuisine D'orange: Bife à milanesa sem fritura!

Comer coisas gostosas nem sempre é tão simples, muitas vezes são coisas que não fazem muito bem para a nossa saúde. A fritura se encaixa perfeitamente nesse grupo, sério, aquela batatinha frita, ou bife à milanesa é tudo de bom, concordam?!

Pois bem, descobri um receita de bife à milanesa sem fritura, fiquei curiosa e decidi testar! Agora conto para vocês como eu fiz e o resultado final.
Sobre os ingredientes: Acabei fazendo meio à olho, pois a receita era para 6 bifes e como eu só tinha 2 e a e basicamente você passa os bifes pelos ingredientes, não precisa de uma quantidade exata.

Eu não tenho leite em casa, mas sempre tenho uma latinha de leite em pó. A receita pedia 1 colher de sopa de leite (aproximadamente 20mL), então dilui 1 1/2 de chá do leite em 50mL de água (segui a receita da embalagem, só fiz os cálculos de proporção).
A primeira coisa é temperar a carne, só usar sal e pimenta à gosto. Depois preparei a mistura de leite com ovo, lembrando que é 1 colher de sopa para 1 ovo.
Também temperei a farinha de rosca com orégano. Coloquei farinha de rosca suficiente para cobrir o fundo de um prato de sobremesa, para dois bifes é mais do que suficiente. Se forem mais bifes, aconselho ir repondo a farinha aos poucos, para não sobrar muito. Coloquei a mesma quantidade de farinha de trigo em outro prato.
Agora, mãos à obra! Esse é um bom momento para ligar o forno e pré-aquecê-lo à 180°C
Você tem duas opções, guardar os bifes para depois ou colocá-los no forno. Forrei um prato com papel filme e coloquei os bifes, depois cobri com papel filme pra não umedecer. Um eu deixei por alguns minutos, o outro eu guardei para a janta.

Ah, o que sobrou na farinha de rosca, eu coloquei junto, pois ainda fica um pouco úmido, então antes de ir pro forno, reapliquei  farinha.
Bateu a fome? Bora colocar os bifes para assar!
E pronto!!
Agora, o parecer da receita!
O bife fica bem gostoso, mas não tão gostoso quanto a versão frita. A casquinha fica saborosa, mas a aparência dele não é tão bonita, ele fica meio branquinho...

Na primeira tentativa, eu fiquei abrindo o forno e isso prejudicou um pouco, na segunda vez, deixei os 15 minutos sem mexer e depois mais 15, ele não grudou, ficou perfeito! Acredito que o repouso na geladeira também ajudou. Percebi isso na terceira vez que eu fiz, pois não mexi no forno e o bife grudou um pouco na forma anti-aderente, A sensação que eu tive foi que na geladeira a farinha absorveu a umidade do bife, que ficou mais sequinho depois de repassar na farinha.

No geral, a receita é boa, é uma alternativa à fritura e dá pra enganar! O próximo teste é fazer um parmegiana com essa receita!! Uhmm... Amo bife à parmegiana!!

Que outras receitas com alternativas mais saudáveis vocês conhecem?

See Ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!