sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vida de Noivinha: Lista de Presentes

O assunto de hoje pode ser considerado meio polêmico: Ter ou não uma lista de presentes? É indelicado? Falta de educação? Ou não é nada disso?
Imagem
Antigamente não exista essa história de lista de presentes, tipo na época dos meus avós. Quando meus pais se casaram, as listas já estavam aparecendo em alguns casamentos, porém era considerado uma falta de educação por muito, principalmente a geração mais velha. No casamento dos meus pais,por exemplo, meus avós não deixaram ter uma lista, pois eles consideravam uma falta de respeito.

Até hoje isso gera muita discussão, fazer ou não a lista. Eu optei por fazer e não acho isso uma falta de educação, entretanto há jeitos e jeitos de montar uma lista de presentes e para mim é nesse ponto que mora o perigo da lista se tornar algo indelicado.

A lista é uma maneira de facilitar a vida dos noivos e dos convidados, eu, particularmente, prefiro que os noivos tenham uma lista, assim posso comprar algo dentro do meu orçamento e que eles querem/precisam. É claro, pelo menos para mim, que montar essa lista requer alguns cuidados, não é só colocar tudo o que você tem desejo e/ou o que tem de mais caro na loja. É preciso pensar no poder aquisitivo de seus convidados e colocar opções que cabem em todos os orçamentos. Acho que se for uma lista bem pensada e com várias opções de orçamento, seus convidados não irão se sentir ofendidos.
Imagem
Eu optei por fazer a lista em duas lojas. Escolhi o Ponto Frio e a Camicado. Por mim eu teria feito apenas no PF, porém o serviço de lista deles só funciona pelo site ou televendas. Como haviam muitos convidados mais velhos e que não tem o costume de comprar online, fizemos uma segunda lista na Camicado, que tem o serviço na loja física e no site. Eu preferi o serviço do Ponto Frio, pois no site eu já podia converter em créditos o que eu já tinha ganhado, ou não estava mais disponível e liberava os presentes que eu queria no momento que eu desejei. Não tive nenhum problema com entrega, nem com a conversão dos créditos.

Já na Camicado, eu tive que optar por uma ou duas entregas (escolhi uma após o casamento), a entrega não veio no dia certo, não avisaram quando seria (dei sorte de estar na casa dos meus pais) e eu recebi menos da metade do que eu ganhei. O sistema deles é bem ruim, a pessoa compra no site ou na loja física, se não tem no depósito, eles não entregam, mesmo tendo em alguma loja física, a comunicação é péssima. Não gostei do serviço prestado e sofri muito para gastar os créditos que foram convertidos, era muito dinheiro e poucos itens que eu gostava, ou seja, comprei váááários utilitários inúteis. A parte legal foi pegar vários itens da Coca-Cola!

Então, é importante escolher lojas confiáveis e que disponibilize o meio de compra que facilitará seus convidados. E não esqueça de ler as letras pequenas, lá estão informações importantes, assim você não terá uma "surpresa" no final da história.

Outra opção que tem conquistado os noivos são as cotas, que nada mais é do que a compra de presentes imaginários, relacionados (ou não) com a viagem de Lua-de-Mel, que no final são convertidos em money para o casal. Existem sites especializados nisso, como o Zankyou, iCasei, a CVC também oferece esse tipo de serviço e por ai vai. Normalmente tem vários valores de cota e os noivos não recebem o valor integral, existe uma taxa de x% para os sites (por isso ler as letras pequenas!). Acredito que esse tipo de lista ainda não seja tão comum, muitas pessoas ficam inseguras de comprar cotas, enfim, ainda não é uma ideia muito difundida!

Eu e meu marido demos uma terceira opção para nossos convidados. Criamos uma conta no PagSeguro, criamos um "produto" chamado "Cota de Lua de Mel" com uma valor determinado e colocamos um botão no site do casamento que direcionava o convidado para a página de compra da cota. Uma pequena porcentagem da cota ficava para o site e o resto nós poderíamos transferir para uma conta corrente cadastrada. Não fez muito sucesso, mas ajudou um pouquinho na lua-de-mel!

E ai, o que vocês acham das listas de casamento? Já dei a minha opinião e algumas dicas, agora é com vocês!!!

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!