sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vida de Noivinha: Organização

E não é que chegamos no terceiro post da coluna Vida de Noivinha?! Vocês estão gostando da coluna?

Seguinte, hoje vamos falar de organização. Parece repeteco, mas não é. O segredo para não estourar o orçamento e não se estressar é uma boa organização! Então, se você não é nem um pouco organizada, trate de aprender um pouco! Pelo casamento vale a pena, ou não?
Fique calma e planeje seu casamento! Fonte.
Atualmente é muito fácil encontrar listas prontas de "o que fazer" e "em que data", principalmente quando se trata de casamento. Eu recebia uma lista dessa cada vez que comprava e/ou fechava alguma coisa para o casamento. Além disso, tem os sites especializados (vou falar deles em outro post) em que você pode utilizar a lista pronta ou personalizá-la.

No começo, eu usava uma lista pronta e personalizava o que eu julgava necessário, porém, com o passar do tempo eu percebi que era muito melhor que a lista fosse criada por mim. Eu comecei a pensar: "Por que eu tenho que ver o vestido 8 meses antes e não 6? Por que eu tenho que decidir o salão 10 meses antes quando eu tive que fechar com 14 meses de antecedência para não perder a data? Quem disse que eu não poderia trocar o sapato na semana do casamento?".

O que isso quer dizer? Quer dizer que cada noiva tem seu tempo e seu orçamento. Pense em tudo o que você quer ter no casamento e a partir desse ponto estabeleça datas e metas. A primeira coisa que eu fiz foi pensar em um número de convidados, uma estimativa, depois fechamos o salão. Quase não consegui a data, por sorte a pessoa que tinha a pré-reserva desistiu! O buffet que eu escolhi já tinha incluso a decoração, comida, bebidas e DJ. Listei o que faltava e o que eu queria e estipulei datas.

Algumas datas eu não tive muita escolha, por exemplo a lista de presentes, tem loja que estipula um período X antes do casamento. Quanto à entrega dos convites, o ideal é entregá-lo com 1 ou 2 meses de antecedência, assim seus convidados podem se planejar, principalmente se o casamento for em outra cidade ou se o ele morar fora. Por aqui não é comum mandar um cartão/e-mail avisando a data do casamento, a moda está chegando agora no Brasil. Esse tipo de cartão é conhecido como "Save the Date" (Reserve a data, em português) e você envia para os parentes e amigos próximos.

É muito complicado dizer o que é certo e o que é errado na organização do SEU casamento, isso é uma coisa que só você pode dizer. Eu fui atrás de absolutamente tudo, então tinha coisas que eu fiz com muito tempo sobrando e outras eu decidi de última hora. Um bom exemplo são os sapatos que usei. Eu tinha comprado um logo que fechei o vestido, mas na última semana minha madrinha me ofereceu a chance de escolher outro, então fomos atrás dele na quarta anterior ao casamento, depois de um passeio na 25 de março!

O importante é você ter a sua organização seguí-la a risca! Em outro post eu irei falar sobre aplicativos e sites que ajudam na organização e outras cositas mais!

 Mas se você não der conta de tudo e tiver budget suficiente:
Fica calma e contrate um organizador de casamento! Fonte.
Achei que um para um post seria mais legal falar sobre como eu me organizei, me se vocês quiserem eu posso elaborar uma lista de prazos e tarefas parecida com a que eu montei para o meu casamento. É só pedir nos comentários!



Um comentário:

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