quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Minha Rotina de Cuidados com os Cabelos

Chegou o dia de falar sobre meus cuidados com os cabelos! No começo do blog, eu contei meus cuidados com a pele. Para fala a verdade, não tenho nenhum cuidado super especial, é mais um cuidado diário básico.


Desde pequena tenho cabelo comprido. A verdade é que eu nasci com cabelo comprido, eu não fui um bebê com cabelo e sim um cabelo com um bebê. Na maternidade, as enfermeiras faziam mil e um "penteados" com elástico de cabelo. Minha mãe, coitada, tinha comprado várias presilhas de velcro, mas nenhuma serviu, pois meu cabelo era muito grosso. Todos juravam que meu cabelo iria cair nos próximos meses, mas não foi o que aconteceu, nunca fiquei careca! Acho que eu ainda tinha meses quando a cabelereira foi em casa para fazer meu primeiro corte de cabelo, afinal, era verão e meu cabelo estava no pescoço!

Então desde sempre tenho que cuidar bem das madeixas!

Eu sempre experimento vários shampoos e condicionadores, alguns me agradam, outros não. Atualmente eu uso os Hidratação Intensa, da linha Nutritive Solutions (Dove). Uma coisa eu sou obrigada a dizer, meu cabelo melhorou muito desde que eu parei de usar shampoos e condicionadores para cabelos oleosos/mistos.


Lá pelos 12 anos eu comecei a usar shampoo e condicionador para cabelos mistos. A raiz do meu cabelo era puro sebo, eu costumava lavar dia sim e dia não, quando eu não lavava, o cabelo do dia seguinte era puro óleo.

Depois fui testar outros produtos, li algumas coisinhas e comecei a usar shampoos normais, voltados para hidratação, reparação, nutrição e foi ai que meu cabelo melhorou. Eu ainda produzo óleo, mas isso é comum. Hoje eu prefiro lavar os cabelos todos os dias, mas se eu deixo de lavar, o dia seguinte é mil vezes mais tranquilo do que quando eu era mais nova. Basicamente, a oleosidade piorava porque os shampoos para cabelos oleosos retirava todo o óleo do cabelo, inclusive a quantidade normal, ou seja, como ficava sem nada, a produção de óleo aumentava para suprir a necessidade do couro cabeludo.

Então, no banho eu molho bem o cabelo e aplico o shampoo (quantidade de uma moeda de R$1,00). Massageio bem até formar uma espuma macia. Retiro bem o produto e aplico o condicionador, uso um pouco mais do que o shampoo. Espalho na pontas, na franja e vou massageando. Também passo os dedos entre os fios, como se eu os penteasse. Deixo agir por 1 minuto (não cronometro, vai no chutômetro) e enxaguo bem, até sentir que saiu todo produto. Até aqui nenhuma novidade né?! Todo mundo faz isso!!


1 vez por semana, por causa das luzes eu faço uma hidratação caseira. Uso a máscara Óleo Nutrição, da linha Nutritive Therapy, também da Dove. Nesse dia, antes de passar o condicionador, eu aplico a máscara. Pego o produto com os dedos, um punhado, e espalho bem, da mesma maneira que espalho o condicionador. Deixo agir por 3 minutos (ou o tempo que parece ser 3 minutos!) e retiro bem. Nessa hora sinto meu cabelo muito macio, é uma sensação deliciosa. Depois da hidratação, eu ainda passo o condicionador, em menor quantidade do que o normal.


Enrolo meu cabelo em uma toalha própria e deixo por alguns minutos, às vezes deixo por meia hora. Parece que o cabelo fica ainda mais macio depois de ficar na toalha. Sei lá, é especulação minha! Essa toalha é da Zelo, mas vende em vários lugares e de várias marcas.

Da esquerda para direita: Escova pós creme, escova raquete, pente de madeira e pente fino.

Penteio os cabelos com uma escova raquete e com um pente fino, ajeito a franja. Depois aplico o protetor térmico Creme Charming Gloss (aqui eu já contei como passo). O pente de madeira eu uso com o cabelo seco, seja depois de secá-lo com o secador ou quando acordo ou em qualquer momento durante o dia.


Se está tarde ou se vou sair para algum lugar, eu seco o cabelo com o secador. O meu é o Fox Ion da Taiff. Descobri que um secador muito bom deixa o cabelo maravilhoso. O meu é de 2000W e meu cabelo fica muito macio e brilhante. Se eu não quero usar o secador, deixo secar naturalmente.


Depois de seco, dependendo do dia, eu faço algumas ondas com o Babyliss. O meu é da Conair, mas em breve farei um post só sobre ele.

Bom, é isso que eu faço nos cabelos todos os dias. Nada estranho, nada diferente, nada difícil!
E quais são os cuidados que vocês tem??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque suas fotos com #PerspectivaLaranja e apareça por aqui!